segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Noções Básicas de Mecânica


O que faz o seu veículo se movimentar é o motor, nos veículos modernos são usados dois tipos de motores: o térmico, movido a gasolina, álcool, diesel ou gás natural e o elétrico.


http://autos.culturamix.com
Para o funcionamento do motor utiliza-se a mistura ar combustível. São provocadas pequenas explosões dos vapores de combustível. A energia criada pelas explosões e que movimenta o motor.

Motores carburados: onde a mistura ar/combustível é feita fora dos cilindros e a centelha elétrica inflama o combustível.

Injeção eletrônica: onde a mistura ar/combustível e feita próxima à válvula de admissão com a queima do combustível acontecendo dentro do cilindro.

Motores diesel: o combustível é admitido sob pressão, por efeito de bomba injetora dentro dos cilindros inflamando ao entrar em contato com o ar altamente comprimido.

Peças fixas do motor: Cabeçote, Cilindros, Bloco do motor e Cárter.


FIQUE ATENTO A ESSAS DICAS DE MANUTENÇÃO:

Filtro de ar: responsável por reter as partículas de poeira evitando que a mistura ar/combustível prejudique o desempenho do automóvel. Exemplos de mistura ar/combustível:

· Mistura pobre; mais ar do que combustível.

· Mistura rica; mais combustível do que ar.

· Mistura estequiométrica; ( ideal ) ar e combustível na proporção exata.


Filtro de combustível, filtro de óleo do motor:

A função dos filtros é reter o máximo de impurezas que possam entrar nos sistemas designados a cada um, proporcionando um melhor funcionamento de todo o motor. Respeite o tempo de vida útil de cada um deles, marcando o KM a cada troca para ter um controle melhor, o profissional que executar o serviço poderá lhe orientar melhor, por isso não tenha receio em perguntar afinal o carro é seu. 

Respiro do óleo e antichama:
Quando o motor esta em alta temperatura, tende a gerar gases proveniente do óleo do cárter, gerando partículas que acumuladas formam a conhecida borra, que é retida pelo respiro ou antichama evitando o acumulo de borra nas partes internas do motor, por isso não devemos esquecer deste item tão importante nas revisões preventivas.

Óleo da Direção Hidráulica:
Quando trocar? É bem fácil saber quando substituir o óleo da direção hidráulica, o aspecto avermelhado é o ideal para se manter em funcionamento, já o escuro indica que esta na hora de ser substituído, quando o nível precisa ser completado com frequência não é bom sinal pode haver vazamentos ocasionando problemas na caixa de direção, então leve o seu veiculo em um mecânico para resolver o problema.

Procedimento Simples:
Verificar nível do óleo do motor, balanceamento das rodas, alinhamento da direção, calibragem dos pneus, testar setas, faróis, luz de freio, luz de ré e limpadores de para brisa.

OBS: Fazer testes com os limpadores de para brisa, podem evitar aborrecimentos, já que só são usados em dia de chuva.

 

Simulado do Detran


Vamos testar agora seus conhecimentos sobre todos os assuntos que englobam o CTB!

Acesse nosso Simulado, responda-o e veja no final como foi seu aproveitamento.

Boa sorte!

10 comentários: