sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Extintor de incêndio em carro deixará de ser obrigatório


O Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, decidiu em reunião nesta quinta-feira (17), por unanimidade dos membros, que o uso do extintor de incêndio em carros, caminhonetes, camionetas e triciclos de cabine fechadas, será opcional, ou seja, a falta do equipamento não será mais considerada infração e também não resultará em multa. A mudança na legislação está ocorrendo após 90 dias de avaliação técnica e consulta aos setores envolvidos. 

Eles justificam que os carros atuais possuem uma tecnologia com maior segurança contra incêndio e, o despreparo para o uso do extintor poderia causar mais perigo para os motoristas.


A tentativa de pagar o incêndio seria mais perigoso do que o próprio incêndio.



O fim da obrigatoriedade do extintor para carros começará a valer a partir da publicação da resolução, que deverá ocorrer nos próximos dias, diz o Denatran.

Desde 1970, andar com veículos sem o equipamento ou com ele vencido é considerado infração grave, com multa de R$ 127,69 e mais 5 pontos na carteira de motorista. O Brasil é um dos poucos países que obrigava automóveis a ter o extintor. O uso obrigatório do extintor em automóveis é mais comum nos países da América do Sul, como Uruguai, Argentina e Chile. Nos Estados Unidos e na maioria das nações europeias não existe a obrigatoriedade.

O equipamento continuará sendo exigido no país apenas para caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis.

2 comentários:

  1. Muito Obrigada!
    Acabei de visitar seu blog, que diga-se de passagem é sensacional.
    Compartilhei e já o sigo.
    Sucesso sempre!

    P/Andreia

    ResponderExcluir
  2. Amigo Silvio, eu não o encontrei no meu blog, se seguiu seu foto eu não consigo is até ao fim dos seguidores, acho que é problemas que o google causou, e assim não posso seguir seguidores sem foto.
    Tudo de bom.

    ResponderExcluir